Sucesso de MEIs estimula busca pela formalização no sul da Bahia

Sorozinho e a pipoca que caiu no gosto popular
Ascom

Os casos de sucesso, no sul da Bahia, são inspiradores para quem busca atuar no mercado, de forma legalizada como Microempreendedor Individual. Em Canavieiras, o pedreiro Rosival dos Anjos, formalizado há seis meses em mutirão do Sebrae, está construindo um futuro de novas oportunidades: “Agora atendo a empresas porque posso emitir nota fiscal”. Na mesma cidade, o empreendedor André Silva, o “André Bombom”, vive o doce sonho do sucesso, produzindo tortas e salgados para hotéis e Prefeitura. Em Ilhéus, a ex-empregada doméstica, Maria Aparecida Fernandes, formalizada há um ano, produz jarros e flores de papel reciclado. “Com o Sebrae, aprendi a controlar meu dinheiro”, diz. Já Emerson Rodrigues, o Sorozinho, vive um “estouro” nos negócios, com a venda de 10 mil sacos de pipoca por mês.

Os exemplos de Maria, Rosival, André e Emerson integram as estatísticas de formalização dos 29 municípios atendidos pela Unidade Regional do Sebrae Ilhéus, onde o número total é de 10.130 formalizados. Na Regional Ilhéus, a equipe do Sebrae está finalizando os preparativos para a realização da Semana do Microempreendedor Individual, que acontece de 3 a 5 de julho em todo o estado.

A programação inclui atendimento presencial a empreendedores e candidatos para esclarecimento de dúvidas sobre pré-requisitos da formalização, alteração e baixa de cadastro, além do cálculo dos boletos em atraso. “O não pagamento dos boletos pode fazer com que o MEI perca a condição de segurado da Previdência e não tenha acesso aos benefícios”, alerta o analista do Sebrae, Michel Lima.

O atendimento será feito nos Pontos de Atendimento do Sebrae e nas Salas do Empreendedor de Ilhéus e Itabuna. Os empreendedores também terão acesso a cursos de capacitação. Em Itabuna, no dia 3, acontece a oficina SEI Vender e, no dia 4, a oficina SEI Controlar o Meu Dinheiro.

A analista Andréa Muniz avalia a importância das oficinas e consultorias dirigidas aos microempreendedores individuais. “Nós os orientamos na formalização e início dos negócios, dando as condições para que eles atuem no mercado, através da capacitação em oficinas e consultorias”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3613-9734. Em Itabuna, o endereço do Ponto de Atendimento do Sebrae é a Avenida Francisco Ribeiro Júnior, nº 198, Ed. Atlanta Center.